Através de indicação apresentada a Mesa de Trabalhos durante a última Sessão Ordinária realizada na Câmara de Guarujá, em 11 de março, o vereador Antonio Fidalgo Salgado Neto (PDT) solicitou que as escolas municipais aderissem à campanha nacional de imunização contra o papiloma vírus humano, o HPV.
A campanha lançada em todo Brasil em 10 de março pretende imunizar contra o vírus, que é o principal causador do câncer de colo de útero, até 80% de meninas entre 11 e 13 anos.
A orientação do Ministério da Saúde é de que a primeira dose da vacina seja oferecida nas escolas da rede pública e particular de ensino. Em Guarujá, a vacina pode ser encontrada nas Unidades Básicas de Saúde, no entanto, segundo análise do vereador, para que possamos atingir a meta de imunização idealizada, seria necessário que nossas escolas públicas também pudessem oferecê-la.
É importante lembrar que o câncer de colo de útero é o responsável pela terceira maior taxa de incidência da doença entre as mulheres, atrás apenas do câncer de mama e de cólon e reto.