Testes do pezinho e coraçãozinho agora são obrigatórios
O vereador Nelsinho Filho (PMDB) comemorou a sanção de dois projetos de sua autoria, que já vão entrar em vigor. Tratam-se das leis 4.103 e 4.104, que tornam obrigatórias a realização de exames do pezinho e linguinha em todas as crianças recém-nascidas.
"Fiquei bastante feliz ao saber que a prefeita havia sancionado esses projetos. Eles servirão como ferramentas de prevenção e controle de doenças que podem causar futuros problemas às crianças", destacou Nelsinho, lembrando que os dois métodos já serão adotados na nova maternidade do Hospital Santo Amaro (inaugurada na semana passada), assim como nos demais centros obstétricos existentes na Cidade.
Teste da Linguinha
O teste da linguinha é uma avaliação do frênulo da língua (popularmente chamado de “freio da língua”) para verificar se ele está preso, o que dificulta a amamentação dos bebês. O teste é simples e indolor. Trata-se apenas de elevar a língua do bebê para verificar se o frênulo se encontra muito próximo da ponta da língua. Ele pode ser realizado por qualquer profissional da área da saúde habilitado para isso.
Teste do Coraçãozinho
O teste do coraçãozinho pode até salvar a vida de bebês que nascem com defeitos cardíacos. Se trata de uma pulseira que mede a concentração de oxigênio no sangue e que detecta problemas no coração antes mesmo de aparecerem sintomas. O teste leva menos de 5 minutos. Geralmente, um a cada 130 bebês pode apresentar alterações cardíacas congênitas, como buracos entre as câmaras do coração e defeitos na válvula cardíaca.
Publicado em: 15 de maio de 2014
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara