Espaço Cultural Vereador Alberto Marques recebe mostra indígena
Fruto do casamento de um índio tupi-guarani com uma descendente de espanhóis, Vicente Rodrigues Gomes, 45 anos, é loiro de olhos claros. Na pele branca nenhum sinal da descendência indígena, que influencia seu trabalho e modo de vida. Divulgador de sua cultura, o índio vive há trinta anos do artesanato que confecciona e vende através da Secretaria de Cultura, em Embú das Artes. Na última sexta (06) , durante abertura da exposição coletiva em comemoração ao mês do folclore na Câmara Municipal de Guarujá, monopolizou a atenção de dezenas de alunos com sua arte, levando a audiência encantada para um local imaginário, em nossa praticamente extinta Mata Atlântica.
História - Nascido em Peruíbe, Vicente saiu de sua aldeia em companhia da família,quando tinha apenas nove anos. A busca por melhores condições de vida o trouxe pra Guarujá, onde seu pai exerceu diversas profissões.A dificuldade para se adaptar ao novo modo de vida, manteve forte o elo com suas tradições.
Com um currículo de inúmeras palestras em São Paulo e Rio de Janeiro, o índio acredita que sua missão seja levar as crianças uma mensagem sobre a importância da natureza. “Gosto do que faço, minha arte é um dom de Deus”, explica.
Utilizando penas, madeira, raízes e vegetação natural, Vicente Rodrigues confecciona peças como arcos e flechas, cocares, adornos e utensílios utilizados nas aldeias indígenas.
Palestras – A Câmara Municipal de Guarujá oferece aos alunos da Escola Vicente de Carvalho palestras sobre a cultura indígena nos dias 10, às 15h e 12, às 10h30. No dia 13, às 20h a palestra será para o Grupo de Escoteiros do Mar, Professor Henrique José de Souza.
O endereço da Câmara Municipal é rua Quintino Bocaiúva, 183, centro, Guarujá.