AUMENTO DE CASOS DE LEPTOSPIROSE PREOCUPA VEREADORES
Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que, somente no primeiro semestre de 2014, a Cidade registrou 12 casos da doença, sendo 4 fatais. Ou seja, 33% das pessoas infectadas morreram. O mesmo número de óbitos também foi registrado em 2013.
O vereador Toninho Salgado (PDT) está preocupado com a grande quantidade de casos de leptospirose que tem sido registrados em Guarujá, nos últimos 24 meses. Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que, somente no primeiro semestre de 2014, a Cidade registrou 12 casos da doença, sendo 4 fatais. Ou seja, 33% das pessoas infectadas morreram.
O mesmo número de óbitos também foi registrado em 2013. De 10 mortes registradas na Baixada Santista, 4 foram em Guarujá - o que motivou a apresentação de um requerimento, este mês, endereçado à Secretaria Municipal de Saúde.
No documento, Salgado questionou o órgão sobre quais medidas vem sendo tomadas para prevenir a doença (cuja morbidade é considerada alta), especialmente no que se refere ao trabalho de fiscalização a terrenos particulares e públicos suscetíveis a alagamentos. "Não tenho conhecimento de qualquer campanha, nem de que haja pessoal desenvolvendo ações específicas de
combate à doença", destaca o vereador, convencido de que o momento é oportuno para a realização de ações preventivas.
"A Cidade tem que estar preparada para o verão, que é quando são registrados a maioria dos casos", defende ele, que agora aguarda posicionamento do Executivo com relação a esses questionamentos.