IPHAN recebe pedido de tombamento
O pedido de tombamento do prédio da Escola Estadual Vicente de Carvalho, feito pelo presidente da Câmara Municipal de Guarujá, Wanderley Maduro dos Reis, através da indicação nº 1784/2004, de 29 de junho deste ano, já recebeu resposta do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN. O órgão informa que a solicitação já foi encaminhada ao Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização para conhecimento e providências.
História – O prédio do então, “Grupo Escolar Vicente de Carvalho”, começou a ser construído a partir do Decreto n. 9.325, de 14m de julho de 1938, por ordem do interventor do Estado, sr. Adhemar Pereira de Barros. Concluído em 1939, passou a ser denominada Escola Estadual de Primeiro Grau “Vicente de Carvalho”. Completando 65 anos em setembro, a escola localizada no centro da Cidade, alfabetizou, educou, grande parte de nossa população. O prédio que resistiu ao “boom” imobiliário da década de 80, permanece em sua essência, com as características originais: dez salas de aula, quadra de esportes e dependências.
Tombamento – O ato tem como objetivo preservar, por intermédio de aplicação de legislação específica, bens de valor histórico, cultural, arquitetônico, ambiental e também de valor afetivo para a população, evitando a destruição ou descaracterização dos mesmos.
É importante saber que o tombamento não atinge apenas bens móveis e imóveis, mas também fotografias, livros, mobiliários, utensílios, obras de arte, edifícios, ruas, praças, cidades, regiões, florestas e cascatas.
O tombamento começa com uma ação administrativa, iniciada pelo pedido de abertura de processo, que após avaliação técnica é submetido aos órgãos responsáveis. Quando aprovada, é expedida uma notificação ao proprietário e o bem, então já se encontra protegido.
“O tombamento do prédio protege o bem da destruição irresponsável e da descaracterização. Cabe ao Poder Público proteger o local”, declara o vereador Maduro, que entre outros nomes de projeção em Guarujá, também estudou na escola símbolo de nossa cidade.