Tody quer assentos reservados e bicicletários nas repartições
O caso da idosa que foi insultada, dentro de um coletivo, ao exigir seu direito de preferência aos assentos reservados, inspirou o vereador Luciano Tody (PMDB) a apresentar um projeto de lei que não só reforça a obediência à legislação vigente, como também amplia essa prerrogativa aos munícipes (acima de 65 anos) que utilizam os serviços de atendimento dos órgãos públicos da Cidade.
De acordo com o texto, que já tramita nas comissões da Casa, os órgãos públicos também terão de reservar assentos para idosos, gestantes, lactantes e pessoas com necessidades especiais. "Eles serão sinalizados e, assim como nos ônibus, só utilizados por outras pessoas quando não ocupados", destacou o vereador, convencido da necessidade de políticas afirmativas neste segmento. "Infelizmente, ainda tem gente que resiste em aceitar a condição especial do idoso. Daí a necessidade de reforçarmos as políticas que valorizam a terceira idade".
BICICLETÁRIOS
Tody também apresentou nesta semana projeto de lei que trata da destinação de áreas para estacionamento de bicicletas na Cidade. O texto
faculta à chefe do Executivo identificar e sinalizar áreas para instalação de bicicletários nos prédios públicos. "Guarujá tem uma das maiores frotas de bicicleta do País e uma demanda enorme por estacionamentos, em razão disso. Portanto nada mais justo do que oferecer essa opção aos nossos munícipes. Muitos têm pago por este tipo de serviço", destacou.
O projeto segue agora para análise das comissões de Justiça e de Finanças e deve ser pautado para votação nas próximas semanas.