Pacientes diabéticos terão maior oferta de tratamento
Por iniciativa do vereador Luciano Tody (PMDB), o Programa Docinhos agora também será estendido aos pacientes que tiverem mais de 12 anos de idade. Eles permanecerão sendo alvo dos treinamentos e demais ações educativas realizadas pelo projeto.
Por iniciativa do vereador Luciano Tody (PMDB), foram acrescidos novos dispositivos à lei municipal 2986/2002, que disciplina o plano de reorganização da atenção à hipertensão arterial e diabetes mellitus.
Ela agora também garante o o acompanhamento aos pacientes adolescentes e adultos que ingressaram ao projeto ainda na infância.
A ideia, segundo Tody, surgiu após conversar com um amigo que tem o filho atendido pelo projeto. "Percebi o quanto ele tem sido importante para as famílias, já que ele ensina o paciente a se tornar independente e dar conta do tratamento sozinho, através treinamentos e orientações. Por isso deve ser estendido, tornando-se uma política pública", diz o vereador, que teve a ideia apoiada pela prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), e viu, no último mês de janeiro, ela ser referendada no Diário Oficial do Município.
Com a medida, pacientes como a Vitória Tavares de Souza, de 10 anos, continuarão recebendo o atendimento do Docinhos do Guarujá, mesmo quando chegarem à adolescência. Ela descobriu a diabetes do tipo 1 há um ano e hoje aplica sua própria insulina, sempre com a supervisão da mãe. A independência da menina se deu graças ao atendimento recebido no Docinhos.
“Cheguei ao projeto desesperada, há cerca de um ano, e tive o apoio e a estrutura que precisava para minha filha ter uma vida normal. Aprendemos a conviver com o diabetes. E através dos treinamentos sempre podemos tirar dúvidas e aprender mais”, destaca a mãe de Vitória, Andrea Tavares Souza.
Publicado em: 29 de janeiro de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara