Benzi defende a criação do 'Dia do Padre Domênico'
O vereador Gilberto Benzi (PROS) apresentará na próxima sessão o projeto de lei que institui no calendário municipal 1º de março como o “Dia do Padre Don Domênico”, o maior benfeitor da história de Guarujá.
Como forma de prestar homenagem à vida e a obra do maior benfeitor da história de Guarujá, o vereador Gilberto Benzi (PROS) apresentará na próxima sessão o projeto de lei que institui no calendário municipal 1º de março como o “Dia do Padre Don Domênico”.
A data faz referência ao aniversário de Don Domênico, que nasceu em 1915, na Itália. Chegou ao Guarujá em 1954, aos 39 anos, marcando o início de uma trajetória de trabalho incansável em prol do desenvolvimento social da cidade, cujas obras mais emblemáticas são a reforma da Igreja Matriz de Guarujá, a criação da Faculdade de Letras e Ciências Don Domênico, do Ninho Maternal e, claro, a construção do Hospital Santo Amaro, até hoje o único nosocômio público no município.
Para o vereador, o projeto, além de ser uma homenagem à memória do padre, é uma forma de manter vivo o legado desse personagem único na história da Ilha de Santo Amaro.
“No último 1º de março, Don Domênico completaria 100 anos de vida, e pra minha infeliz surpresa, a data foi completamente esquecida pela Prefeitura e pelas instituições que ele fundou. Um desrespeito com a memória e o legado deste homem que mudou Guarujá. Por isso, decidi apresentar o projeto, para que a vida e a obra do padre Don Domênico sejam sempre lembrados e celebrados como merecem”, afirmou Benzi.
O projeto do vereador além de instituir o Dia do Padre Don Domênico, determina que a data seja celebrada nas escolas municipais e através de eventos organizados pela Prefeitura.
A propositura será apresentada durante a próxima sessão legislativa, que acontece sempre às terças-feiras, a partir das 15h.