LEGISLATIVO CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃO AO EMPRESÁRIO BARNABÉ DA SILVA ALMEIDA
Concessão da honraria foi aprovada ainda em 2014, pelo plenário da Casa, por inciativa do vereador Givaldo dos Santos Feitoza (PSD), que também será o orador oficial da solenidade
A Câmara Municipal de Guarujá realiza nesta quinta-feira (24), a partir das 19 horas, sessão solene de entrega de 'Título de Cidadão' ao empresário Barnabé da Silva Almeida, proprietário da rede de supermercados Jóia - que mantém quatro filiais na Cidade, gerando atualmente 260 empregos diretos.
A concessão da honraria, aprovada ainda em 2014 pelo plenário da Casa, é de inciativa do vereador Givaldo dos Santos Feitoza (PSD), que será o orador oficial da solenidade.
O motivo, segundo ele, deve-se justamente à trajetória de superação e sucesso de Barnabé, que começou a carreira profissional como muitos de seus funcionários. Ou seja, atuando como empregado no comércio local - e hoje é um empresário de renome, considerado referência no setor, e motivo de orgulho para a Cidade.
"A história do Barnabé é um exemplo para todos que estão começando na vida profissional. Mostra que aqui é, sim, um lugar de grandes oportunidades para quem está disposto a trabalhar e vencer na vida", destaca Givaldo, convidando toda a população a participar da cerimônia, que será realizada no plenário da Câmara Municipal.
PERFIL
Imigrante português, natural de Figueró dos Vinhos (município localizado a cerca de 30 km de Coimbra), Barnabé chegou à Baixada Santista em 1951, quando tinha apenas 14 anos, após 17 dias de viagem de navio. Inicialmente foi trabalhar com os padrinhos, em uma mercearia. Mas após três anos já tinha o seu próprio negócio: uma banca de feira-livre, em São Vicente. Anos depois, abriu outra em Santos e, mais tarde, em outras cidades aqui da região, incluindo Guarujá. "Nos Anos 50, as feiras eram os lugares de comércio mais importantes para a população", lembra ele, que só estudou até o 4º ano primário, e costuma dizer que a feira foi sua melhor escola.
Na década seguinte, Barnabé deixou as feiras para vender cereais, através de um armazém, em Guarujá, onde tinha cinco funcionários. E foi daí que logo surgiu seu primeiro supermercado, ainda em 1969, já com o nome Jóia. De olho no crescimento do setor, Barnabé chegou a ter sócios por quase 20 anos, com objetivo de capitalizar e desenvolver a rede. Mas atualmente gere 100% do negócio, ao lado de seu filho Antonio Carlos.
"Me sinto realizado. Trabalhar com o comércio foi o que aprendi a fazer, e sempre com muito amor", destaca ele, que está com 79 anos de idade, tem três filhos, sete netos e dois bisnetos.
Publicado em: 23 de setembro de 2015
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara