GILBERTO BENZI EXPLICA PROJETO DE REESTRUTURAÇÃO DE ESCOLAS ESTADUAIS
Em artigo divulgado na imprensa, vereador do PSDB fala que mudanças a serem realizadas nas unidades de ensino do Estado abrirão oportunidade para atender a população de forma mais ampla. Leia abaixo:
ARTIGO: MUDANÇAS QUE GERAM OPORTUNIDADES - por Gilberto Benzi, vereador PSDB Guarujá
As medidas propostas pelo Governo do Estado de SP, de reorganização da rede estadual de ensino, vêm gerando apreensão em Guarujá. Entretanto, se olharmos além do senso comum, e deixar de pensar apenas em curto prazo, veremos que tais mudanças podem trazer grandes oportunidades para nossa cidade.
É óbvio que não defendo o fechamento de escolas, mas se os dados mostram que algumas unidades podem servir a outros fins educacionais, e atender de forma mais ampla a sociedade, por que não discutir o assunto?
Segundo o Seade, Sistema Estadual de Análise de Dados, a rede estadual dispõe de estrutura para abrigar cerca de 7 milhões de alunos, mas apenas 3,8 milhões estão matriculados, número que diminui anualmente. Ou seja, em um momento de crise, considero sensato o governo buscar otimizar recursos.
Um exemplo é a Escola Prof. Renê Rodrigues, um prédio enorme, bem estruturado, mas que no período da tarde tem apenas quatro salas funcionando, a um custo altíssimo para o contribuinte. Então, não seria melhor transferir esses alunos para uma escola próxima, e utilizar esse prédio para implantar uma faculdade de tecnologia e uma escola técnica pública.
Não é fechar escolas, mas reaproveitá-las para algo maior, pensar na frente, saber que a mudança vai sim gerar alguns transtornos no início, mas no futuro poderemos ter toda uma geração de alunos com capacitação técnica, e posteriormente formados em uma faculdade pública em Guarujá.
Proposta que encaminhei na última sessão, e pelos primeiros contatos que tive com o Secretário Regional de Educação, o projeto é plenamente viável, e de interesse do governador Geraldo Alckmin, já que o maior empecilho até o momento era conseguir um prédio para FATEC.
Toda via, a reorganização proposta pelo Governo do Estado ainda está em fase de discussão, o governo está aberto ao diálogo, mas se ela de fato acontecer, podemos tirar da crise a oportunidade que Guarujá precisava para ter uma faculdade pública, e promover a mudança através da educação. EU ACREDITO.
Gilberto Benzi - vereador PSDB
Publicado em: 09 de outubro de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara