VEREADORES SE MOBILIZAM PARA EVITAR PREJUÍZOS A ALUNOS E PROFESSORES DA REDE ESTADUAL
Uma comitiva formada por 11 parlamentares seguiu nesta terça-feira (13) para a Assembleia Legislativa do Estado, a fim de resguardar os alunos e professores da rede estadual em relação a mudanças que serão feitas nas unidades
Os vereadores Ronald Nicolaci Fincatti (Pros), Luciano Tody (PMDB), Givaldo dos Santos Feitoza (PSD), Gilberto Benzi (PSDB), Jaime Ferreira de Lima Filho (Pros), Geraldo Soares Galvão (DEM), Jailton Sorriso (PPS), Edilson Dias (PT), Luciano China (PMDB), Nelsinho Filho (PMDB) e Juninho Eroso (PPL) seguiram nesta terça-feira (13) em comitiva à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Eles discutiram com lideranças partidárias o plano de reestruturação das escolas estaduais, anunciado em setembro pela Secretaria de Estado da Educação - e que deve começar a ser implementado no mês que vem. O principal temor é que as mudanças em curso prejudiquem alunos e professores, já que há planos de remanejamento dos próprios públicos existentes, com a finalidade de otimizar a demanda, recursos humanos e patrimônio do governo.
A comitiva foi recebida pelo 2º secretário da Alesp, deputado Edmir Chedid (DEM), e pelo deputado Cesinha Madureira (DEM), que receberam uma lista com vários questionamentos elencados pelos vereadores de Guarujá acerca do plano do governo estadual. "Eles se comprometeram a apresentar esses questionamentos ao secretário Herman Voorwald, que virá à Assembleia no próximo dia 15 para debater e explanar sobre a questão a pedido dos deputados", disse o vereador e líder do governo no legislativo, Jaime Ferreira de Lima Filho, o Jaiminho.
GARANTIAS
Os vereadores também solicitaram ajuda dos dois deputados estaduais na tentativa de mediar um encontro com Herman Voorwald, a fim de discutir o processo de reorganização em âmbito local, especificamente.
"O discurso do Estado é que esse espaços devem ser aproveitados de melhor forma, agregando outros serviços educacionais, como Fatecs, Etecs, entre outros cursos de graduação. Só que é preciso clareza e, acima de tudo, compromisso sobre o que será feito, além da participação da comunidade escolar em todo esse processo. Estamos sendo cobrados nesse sentido", explicou o presidente da Câmara Municipal de Guarujá, Ronald Nicolaci Fincatti (Pros).
Em Guarujá, especificamente, há rumores de que quatro escolas possam ser incluídas no plano de reestruturação: E.E Lâmia Del Cistia, na Vila Áurea; E.E Rene Rodrigues, no Jd. Helena Maria; E.E Marechal Eduardo Gomes, no Jd. Enguaguaçu; e E.E José Cavariane, no Pae Cará. O Governo do Estado, entretanto, não confirma essas informações. Diz que há um estudo ainda sendo feito, e que as definições serão feitas de forma democrática, com a participação de pais, alunos e professores.
DIRIGENTE REGIONAL É OUVIDO
Ainda na manhã desta terça-feita (13), Nicolaci, juntamente com os vereadores Gilberto Benzi (PSDB), Edilson Dias (PT) e Val Advogado (PSB), estiveram reunidos com o dirigente regional de ensino, João Bosco Arantes Braga Guimarães, que reforçou a disposição em ouvir a população sobre as mudanças propostas, antes de implantadas.
De acordo com o dirigente, a reorganização possui cerca de 30 itens a serem estudados, priorizando as questões pedagógicas, de demanda, recursos humanos e patrimônio. Ele também foi enfático ao afirmar que não há nenhuma decisão tomada sobre as escolas da Região, pois as análises ainda não foram concluídas.
Outro ponto destacado por Bosco é que todas as informações coletadas até o momento já foram entregues aos diretores de cada escola estadual, que agora deverão construir em conjunto com a comunidade escolar uma contraposta, caso haja necessidade, diante às mudanças sugeridas pelo Estado.
"O tema é polêmico, mas que precisa ser encarado com informações de ordem técnica, e que nos dê conta da real condição da Educação na rede estadual em nossa cidade. De nossa parte seguimos atentos a esta questão, e nos colocando à disposição de diretores, professores, alunos e pais, para que no final, a melhora da qualidade de ensino de nossas crianças e adolescentes esteja acima de qualquer interesse", enfatizou o vereador Gilberto Benzi, que foi quem mediou o encontro com Bosco.
De toda forma, os vereadores fizeram questão de subir a Serra, a fim de obter apoios juntos aos deputados estaduais - sejam da bancada de situação, sejam da bancada de oposição - de modo a resguardar os interesses da comunidade escolar local. "O momento é de mobilização. É preciso assegurar que não haverá prejuízos à Educação de nossa Cidade", destacou o vereador Geraldo Soares Galvão, lembrando que a última vez que os legisladores agiram dessa forma houve bons resultados.
"À época em que tivemos uma crise na segurança (em 2014), fomos todos à Assembleia e à Secretaria de Segurança Pública e conquistamos o reforço que era necessário no policiamento. É a prova de que com união a gente vence".
Publicado em: 14 de outubro de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara