NICOLACI QUER A POPULAÇÃO MAIS PRÓXIMA DA CÂMARA MUNICIPAL
Presidente da Casa quer ver o povo participando mais das atividades do legislativo e aposta na execução de três projetos que devem sair do papel até o início de 2016
Aproximar cada vez mais a Câmara Municipal da população, através de ações que despertem o interesse das pessoas pelas causas relacionadas à Cidade. Essa tem sido a meta principal do vereador e presidente do Legislativo, Ronald Nicolaci Fincatti (Pros).
Após 10 meses à frente do cargo (período em que priorizou medidas de economicidade em contratos e custos, assim como de melhoria da gestão interna da Casa), Nicolaci concentra agora sua atenção na ideia de tornar o povo mais presente na Câmara Municipal, participando de suas atividades e tendo uma interlocução maior com os gabinetes.
"Todo mês são realizadas dezenas de atividades nos espaços do legislativo, entre audiências, sessões, eventos, exposições. Só que a presença do público quase sempre é aquém do esperado. Falta, a meu ver, uma publicidade maior de nossas ações, assim como a necessidade de trazermos novas iniciativas, de maior apelo, que tragam as pessoas para o Legislativo".
Para tanto, Nicolaci aposta em três projetos que já estão sendo viabilizados - e devem sair do papel até o início do ano. O primeiro é um aplicativo de internet que permitirá o contato direto com a população e os gabinetes dos vereadores, chamado "O Vereador e Você". A expectativa é que ainda em dezembro ele já esteja disponível a todos.
O segundo é a Escola do Parlamento, que oferecerá cursos diversos na área de formação política e cidadania, a exemplo do que já existe em São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto. E deve sair do papel até fevereiro.
O terceiro projeto, por fim, consiste em articular, com as escolas, faculdades, artistas e profissionais liberais, visitas e o uso dos espaços disponíveis na Casa, como forma de tornar mais próximo o contato do legislativo com o povo.
"O Poder Legislativo existe pra isso. Ele tem que ser, de fato, a casa do povo e ecoar os seus anseios. Senão, perde a sua essência, a sua finalidade. A maior prova disso é o desconhecimento de boa parte da população acerca de nossas responsabilidades, funções. Portanto, cabe a nós mudar isso".
Publicado em: 22 de outubro de 2015
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara