GILBERTO BENZI DENUNCIA PROGRAMA DE RÁDIO POR DISCRIMINAÇÃO AO POVO GUARUJAENSE
O episódio ocorreu durante o programa exibido no dia 09 de novembro, onde um dos integrantes da emissora defendeu a construção de um muro para impedir que moradores de Guarujá frequentem Santos
Na última terça-feira, o vereador Gilberto Benzi (PSDB) usou a tribuna da Câmara de Guarujá para denunciar o programa Rebu, da Rádio City de Santos, por promover discriminação ao povo guarujaense.
O episódio ocorreu durante o programa exibido no dia 09 de novembro, onde um dos integrantes da emissora defendeu a construção de um muro para impedir que moradores de Guarujá frequentem Santos, pois segundo o radialista “com raras exceções, só está nascendo bandido em Guarujá”.
Sob risos de escárnio e deboche, o radialista afirma que nas “favelas” de Guarujá só têm bandidos e ao invés de construírem um túnel para ligar as cidades, deveria ser levantado um muro, “aliás deveriam ser construídos dois muros, um do lado sul e outro do lado norte, porque todos os assaltos praticados em Santos, podem fazer um estudo, ou são de pessoas do Guarujá ou de São Vicente”, afirmou o radialista.
Indignado, o vereador Gilberto Benzi colocou o áudio do programa para todos no plenário ouvirem, causando a revolta imediata dos demais vereadores que fizeram questão de endossar a moção de repúdio apresentada por Benzi.
“Este radialista caluniou de forma generalizada a população de Guarujá, pois quem defende a construção de um muro, defende a segregação de pessoas e engloba a todos como bandidos. Sou nascido e criado em uma comunidade pobre do Guarujá e não irei aceitar que alguém rotule como bandido os milhares e milhares de cidadãos de bem da minha cidade. A violência é um problema social, não geográfico, e esse tipo de pensamento fascista deve ser combatido”, disse Benzi.
Em seu discurso, Benzi citou o Decreto nº 52.795 / 63 que regulamenta os serviços de radiofusão no Brasil, que no seu artigo 122 classifica como infração promover campanha discriminatória de classe, cor, raça ou religião. Por isso, o vereador oficiou o Ministério Público, encaminhando junto da moção uma cópia o áudio do programa Rebu, para que o órgão federal tome as devidas providências.
“Devemos nos unir para derrubar os muros da intolerância, da discriminação ao invés de reforçá-los. Conheço bem os problemas sociais que afligem Guarujá e Vicente de Carvalho, ocasionados por anos de negligência do poder público. Entretanto, acredito muito que podemos mudar essa realidade, nossa cidade possui grande potencial e somos um povo criativo e trabalhador, tenho certeza que daremos a volta por cima e Guarujá não ficará devendo em nada para nenhum município da Baixada Santista”, finalizou Benzi.
Publicado em: 14 de novembro de 2015
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara