CONFIRA AS PRINCIPAIS LEIS APROVADAS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE GUARUJÁ NOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS
Balanço realizado pela Assessoria de Comunicação Social do legislativo aponta os principais projetos que se transformaram em leis ao longo desta legislatura; foram mais de 150 desde fevereiro de 2013
Ao longo desta legislatura, que completou três anos no último mês fevereiro, foram aprovados pela Câmara Municipal de Guarujá e transformados em leis mais de 150 projetos apresentados por nossos 17 vereadores. Separamos aqui alguns deles, como forma de prestar contas a você do que tem sido feito em prol de nossa Cidade. Confira com atenção e fique a vontade para deixar sugestões que possam colaborar com nosso trabalho, seja pelo e-mail camaradeguaruja@gmail.com, seja através do nosso aplicativo de celular "O Vereador e Você", disponível gratuitamente em qualquer loja virtual - de aparelhos IOS ou Smartphone.
ASSISTÊNCIA AOS RECÉM-NASCIDOS
Somente nesta legislatura, foram criadas quatro leis pela Câmara Municipal, todas voltadas exclusivamente à melhoria da assistência prestada aos nossos recém-nascidos. E que já estão plenamente em vigor. São elas: Lei 4105/2014 - que estabelece normas para proteção e segurança de recém-nascidos nos hospitais e maternidades; Lei 4104/2014 - que dispõe sobre a obrigatoriedade de realização do exame denominado Teste da Linguinha nas maternidades de toda a Cidade; Lei 4103/2014 - que dispõe sobre a obrigatoriedade de realizar exame de oximetria de pulso, mais conhecido como Teste do Coraçãozinho, em recém-nascidos; e a Lei 4119/2014 - que dispõe sobre a realização do teste de avaliação ortopédica da coluna, também conhecido por Teste do Minuto, em toda rede municipal de ensino.
ATENÇÃO AOS DOENTES E PESSOAS ESPECIAIS
Aos longo dos últimos três anos, a Câmara Municipal criou, pelo menos, oito leis em favor das pessoas especiais. Um exemplo é a Lei Municipal 4201/2015, que dispõe sobre a concessão de passagem gratuita no transporte coletivo urbano às pessoas de baixa renda portadoras de neoplastia maligna/câncer. Outro exemplo é a Lei 4169/2014 - que dispõe sobre a obrigatoriedade de disponibilização de cadeira de rodas para atendimento aos idosos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida nas agências bancárias da Cidade.
Também merece destaque a Lei Nº 4203/2015, que concede o direito das pessoas com deficiência visual receberem o boleto de pagamento de IPTU confeccionado nos sistemas convencional e em Braille; assim como a Lei Nº 4033/2013, que determina a implantação de balanços e brinquedos para crianças cadeirantes, nas praças e parques de lazer.
Ainda nessa área, foram criadas as leis: 4257/2015, que dispõe sobre a presença de um profissional de libras para atendimento ao público nas agências bancárias no município; 4115/2014, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas portadoras de deficiência na contratação do serviço terceirizado pelo Executivo Municipal, bem como para os estágios oferecidos pelos órgãos públicos do município. E a Lei 4176/2014, que institui o 'Banco Virtual de Cadeira de Rodas' em âmbito municipal.
CAUSA ANIMAL NO FOCO
Nos últimos três anos, a Câmara Municipal de Guarujá aprovou cinco leis que buscam garantir maior proteção aos animais domésticos da Cidade, especialmente em situação de abandono. São elas: Lei 4052/2013, que autoriza a criação da Feira de Adoção de Animais ON LINE, na página oficial da Prefeitura; Lei 4077/2014, que estabelece regras para o transporte, manutenção e manejo de animais em Pet Shops que possuem banho e tosa, respectivamente. Lei Municipal 4084/2014, que dispõe sobre o Transporte de animais domésticos no serviço público municipal de transporte coletivo de passageiros; e Lei Municipal 4060/2013, que cria o Fundo Municipal de Proteção e Bem-Estar Animal e dá outras providências.
DEFESA DO CONSUMIDOR
A Câmara Municipal de Guarujá endureceu as regras, assim como as sanções previstas aos maus prestadores de serviços, amparada no Código de Defesa do Consumidor. A Lei Municipal 4100/2014 é um exemplo. Ela versa sobre a publicidade de listas contendo o nome dos estabelecimentos com maior número de reclamações no Procon local. Outra medida de grande interesse público, nessa mesma área, é a Lei Nº 4044/2013, que estabeleceu multas às concessionárias de água e de energia elétrica, nas ocasiões de cortes de abastecimento aos munícipes.
EDUCAÇÃO E ESPORTE
Na área de Educação e Esporte, foram mais de 30 leis aprovadas, nos últimos três anos. Dessas, merecem destaque: a Lei 4196/2015, que instituiu o programa municipal de incentivo fiscal de apoio ao esporte (Promifae), para realização de projetos esportivos; a Lei Nº 4255/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade das instituições de ensino superior de afixar placa ou cartaz com informações sobre a gratuidade na emissão de diploma e histórico escolar, de modo a evitar cobranças indevidas; a Lei 4244/2015, que institui o Programa de Auxílio-Creche às mães não atendidas na rede pública Municipal de creches; a Lei 4242/2015, que cria o programa "Cartão Kit Escolar", cujo objetivo é evitar os atrasos e problemas referentes à aquisição de material escolar por parte da Prefeitura.
MEIO AMBIENTE
Nesta legislatura, a Câmara criou a Lei 4204/2015, que dispõe sobre a obrigatoriedade da reutilização da água retirada das caixas d'água de todos os prédios e edifícios, quando de sua limpeza, para abastecer os caminhões pipa da prefeitura utilizados na lavagem de ruas de feiras livres e limpeza urbana.
PROTEÇÃO AO TRABALHADOR
Partiu da Câmara Municipal a criação da Lei Municipal 4211/2015, que obriga as concessionárias que operam o transporte público coletivo do Município de Guarujá a disponibilizarem aos seus funcionários, instalações sanitárias adequadas no início e no fim das linhas.
EM FAVOR DO CONTRIBUINTE
Também é de iniciativa da Câmara Municipal a Lei 4229/2015, que começou a vigor este ano, e dispõe sobre anexação de demonstrativos de débitos de tributos municipais nos carnês de IPTU, assegurando o direito de o contribuinte saber para onde é direcionado seus tributos.
SEGURANÇA PREVENTIVA
Também são de iniciativas da Câmara a criação das leis: 4121/14, que proíbe o ingresso ou permanência de pessoa utilizando capacete, gorro ou qualquer tipo de cobertura que oculte a face, nos estabelecimentos comerciais, públicos ou abertos ao público, transporte coletivo e prédios que funcionam em sistema de condomínio; e Nº 4165/2014, que limita o horário de funcionamento dos radares semafóricos até às 22 horas, por medida de segurança a assaltos.
NÚMEROS GERAIS:
Conforme consta no banco de dados da Câmara Municipal, foram apresentados entre fevereiro de 2013 a fevereiro de 2015, um total de: 18.488 indicações; 267 moções; 121 projetos de decreto legislativo; 15 projetos de emenda à Lei Orgânica; 470 projetos de lei (sendo que, 181 se transformaram em leis ordinárias); 83 projetos de lei complementar; 111 projetos de resolução e 1.055 requerimentos.
Publicado em: 21 de março de 2016
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara