VEREADOR DEFENDE PROJETO DE AUXÍLIO-TÁXI ÀS GESTANTES DA CIDADE
Matéri visa basicamente garantir às gestantes de baixa renda, que são usuárias do SUS, o acesso a um transporte mais confortável, rápido, seguro e de forma gratuita na hora do parto
O vereador Edilson Dias (PT) quer implantar no município o Auxílio-Táxi Gestante. Para tanto apresentará na próxima sessão o projeto de lei, baseado nos cuidados pré-estabelecidos na Rede Cegonha do Ministério da Saúde do Governo Federal, para assegurar às mulheres atenção humanizada durante a gravidez e o parto.
Segundo o vereador, “esta lei minimiza a possibilidade de acidentes os quais nesse momento tão importante, que é o nascimento de uma criança, podem vir a comprometer a saúde do bebê ou da mãe às vezes de forma definitiva”.
O projeto de lei visa basicamente garantir às gestantes de baixa renda, que são usuárias do SUS, o acesso a um transporte mais confortável, rápido, seguro e de forma gratuita na hora do parto e sua respectiva volta para casa com o recém-nascido. A iniciativa já existe com sucesso em muitos municípios.
Para as gestantes que não dispõem de veículo particular e são desprovidas de recursos para o pagamento de um táxi a única alternativa frequentemente utilizada é recorrer ao transporte público ou ainda esperar uma ambulância, o que pode ser demorado em função das demandas de rotina da cidade, e essa demora muitas vezes pode ser fatal.
Publicado em: 13 de abril de 2016
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara