LEI QUE OBRIGA PRESENÇA DE VIGILANTES EM BANCOS E CAIXAS ELETRÔNICOS VIRA REFERÊNCIA NO ESTADO
visita foi feita a pedido do Sindicato dos Vigilantes, que defende a ampliação da medida já em vigor em Guarujá para todo o território paulista; reuniões sobre o tema ocorrerão em cerca de 20 municípios da região sorocabana
O vereador Luciano China esteve nesta quarta-feira (4) em Limeira (região de Campinas) onde se reuniu com o presidente do legislativo local, Nilton Cesar Santos, e representantes de quatro sindicatos daquela região: Sindicato dos Vigilantes de Limeira, Sindicato de funcionários na Indústria de Confecção, Sindicato da Alimentação e Sindicato dos Rodoviários.
O objetivo da reunião foi levar ao conhecimento dos sindicalistas e do presidente da Câmara a Lei 4.091/14 (que prevê a presença de vigilantes em bancos e caixas eletrônicos), a fim de que a mesma também seja implantada em Limeira ou, até mesmo, vire lei estadual.
Segundo o vereador China, a visita foi feita a pedido do Sindicato dos Vigilantes, que defende a ampliação da medida já em vigor em Guarujá. “Há cerca de um mês que estamos em conversação com a categoria, que decidiu encampar o projeto e trazê-lo a todo nosso Estado. Iremos agora conversar com outros 20 municípios da região sorocabana”, revelou.
O presidente da Câmara de Limeira, Nilton Cesar dos Santos, afirmou que irá apresentar projeto de lei para que o município também tenha uma segurança melhor para os clientes de bancos, caixas eletrônicos, lotéricas, correios e correspondentes bancários (existentes em grandes magazines e que prestam serviços bancários). “Os bancos só querem lucrar e quem paga é a população. O risco é dos clientes, inclusive o risco de morte. Vamos criar a lei em nosso município e dar todo apoio para que a lei se torne estadual”, pontuou Santos.
Darci Chagas, presidente do sindicato dos Vigilantes de Limeira e Região, ressaltou o apoio do presidente da Câmara para a implantação da Lei no município: “Vai ser muito importante para a nossa categoria a apresentação da Lei que prevê a presença dos vigilantes nas instituições que prestam serviços bancários, pois a fiscalização poderá ser feita pelo Sindicato e encaminhada ao Procon e à Polícia Federal, que não tem contingente para fiscalizar os bancos”, afirmou Chagas.
Fiscalização no Guarujá: Teve início essa semana a fiscalização em agências bancárias e lotéricas para verificar se estão cumprindo a Lei 4.091/14, de autoria do vereador Luciano China que prevê a presença de vigilantes e equipamentos eletrônicos de segurança nesses estabelecimentos. Os bancos e lotéricas que não estiverem cumprindo a Lei serão denunciados ao Ministério Público, Polícia Federal e Fundação Procon. A Ação de fiscalização terá continuidade nos próximos dias e conta com a participação do Sindicato de Vigilantes do Litoral (Sintragem ) e do vereador China , que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Câmara.
Publicado em: 06 de maio de 2016
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara