SANCIONADA LEI QUE OBRIGA TESTE DO PEZINHO ANTES DA ALTA DA MATERNIDADE
Exame agira passa a ser uma condição obrigatória para liberação de qualquer recém-nascido, seja nos hospitais do sistema público, seja nos particulares; objetivo é evitar que o teste não seja feito
Foi sancionada no último dia 2, a a Lei Municipal 4.298, de autoria do vereador Val Advogado (SD), que prevê a realização gratuita do exame denominado teste do pezinho antes que mãe e bebê tenham alta do hospital.
De acordo com o texto, aprovado pelo plenário da Câmara Municipal no último mês de maio, o exame passa a ser uma condição obrigatória para liberação do recém-nascido seja nos hospitais do sistema público, seja nos particulares.
"É muito importante que seja feito o teste do pezinho antes que a mamãe tenha alta hospitalar, pois, muitas mamães não retornam para fazer o exame em seus filhos, por esquecimento ou até mesmo por falta de tempo e orientação sobre a importância dele", destaca o autor da lei.
O exame tem como objetivo detectar doenças metabólicas, genéticas e infecciosas capazes de afetar o desenvolvimento do sistema nervoso e a coordenação motora do recém-nascido.
Publicado em: 06 de junho de 2016
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara