VEREADOR SORRISO TEM DUAS LEIS DE SUA AUTORIA SANCIONADAS PELO EXECUTIVO
As duas leis estabelecem políticas para a área de saúde, a exemplo da 'Virada da Saúde', que já é realizada com grande sucesso em São Paulo, Florianópolis e outras cidades do País; a segunda lei é voltada para a saúde bucal
O vereador Jaílton Reis dos Santos, o Sorriso (PRB), teve dois projetos de sua autoria transformados em leis, na semana passada. Ambos estabelecem políticas na área da Saúde e foram sancionados pela prefeita Maria Antonieta (PMDB), no Diário Oficial do último dia 31/5.
O primeiro é originário do PL 029/2016, agora transformado na Lei Municipal N.º 4.303, que institui em âmbito municipal a 'Virada da Saúde', a ser realizada na semana do dia 7 de abril, quando é comemorado o Dia Mundial da Saúde.
O texto prevê o desenvolvimento de ações organizadas pelo Poder Público, entidades da sociedade civil e da iniciativa privada, nas áreas de assistência, educação e vigilância em saúde, com a utilização dos recursos humanos, materiais e físicos que se encontram sob a gestão da Rede de Saúde do Município;
Também estão previstos seminários, debates, campanhas de prevenção à saúde; atendimento clínico, programação de mutirões específicos para diagnóstico e tratamento de patologias com grande demanda e de baixa permanência hospitalar.
As ações poderão ser realizadas através de parcerias com entidades da sociedade civil que se dedicam à área da saúde.
SAÚDE BUCAL
Também foi transformado em lei municipal (Lei Nº 4.302) o texto originário do PL 028/2016, que institui a Política Municipal de Saúde Bucal no município. O texto preconiza garantias ao direito à saúde bucal e à assistência odontológica, a partir de programas e ações que garantam a assistência odontológica integral a todos os cidadãos, sem descriminalização de qualquer natureza.
Entre as medidas previstas, a descentralização dos serviços a todos os postos de saúde da Cidade, assim como a divulgação de informações sobre os direitos e a participação em campanhas de prevenção de doenças que afetam a boca e a saúde bucal, com a elaboração de normas técnicas para a prevenção e o controle de riscos.
Também está prevista a inclusão do Programa 'Educação em Saúde Bucal', com a realização da Semana da Saúde Bucal nas escolas públicas, de ensino médio e fundamental, de acordo com os Planos Curriculares Nacionais (PCN).
Publicado em: 07 de junho de 2016
Publicado por: Assessoria de Imprensa
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara